Extraordinário Sucesso na Abertura da Conferência Latino Americana de Óleos Pesados e Extra—Pesados da SPE

ASSESSORIA DE IMPRENSA:  Andrea Valencia
+1.972.952.1112

Richardson, Texas (6 de outubro de 2014) – A abertura da Conferência da Sociedade dos Engenheiros de Petróleo de Óleos Pesados e Extra- pesado da América Latina de 24-26 setembro 2014, em Medellín, Colômbia, foi um sucesso. O evento superou as expectativas com um público de cerca de 500 participantes que durante três dias verificaram os avanços tecnológicos e as oportunidades e desafios na exploração e produção de petróleo pesado e extra pesado.

Executivos e profissionais de mais de 100 empresas representando 13 países participaram das duas sessões plenárias e 75 apresentações técnicas traduzidas simultaneamente em Inglês e Espanhol. A conferência foi antecedida por um Curso de Formação da SPE intitulado “Uma visão geral da recuperação de óleos pesados”, ministrado pelo Presidente da SPE em 2010, Behrzooz Fattahi.

As duas sessões plenárias que abordaram O futuro da indústria de óleo pesado e extra-pesado, assim como as experiências com O Desempenho dos dispositivos de controle de entrada do fluxo da América Latina tiveram os seguintes mediadores e palestrantes:

Cesar Patiño, da  Ecopetrol e Presidente da Seção da SPE Colômbia

  • José Luis Bashbush, Schlumberger e Presidente da Conferência
  • Leonardo Meneses, Comissão Nacional de Hidrocarbonetos do México
  • Francisco Alberto Porturas, Halliburton
  • Ramón Homero Correa, AGIP Oil Equador
  • Ruben Figuera, PDVSA
  • Mauricio Alfonso Vargas, Schlumberger
  • Francy Edith Ramirez-Arroyave, Ecopetrol
  • Cesar Anebal Calvachi-Guerra, Andes Petroleum Ecuador Ltd
  • Carlos Andres  Izurieta, AGIP Oil Equador BV
  • Francisco Jose Paz, Petroamazonas EP
  • Roberto Peñaranda, Repsol
  • Jorge Alberto Flores, Pacific Rubiales Energy

O Prêmio Regional de Empresa Notável, foi concedido à PDVSA. Recebido por Ruben Figuera, diretor de Projetos para Óleos Pesados da PDVSA, este prêmio reconhece as empresas que apoiam e contribuem para as atividades da SPE na América Latina e região do Caribe.

“Ficamos exultantes com os resultados da abertura da Conferência SPE da América Latina de Óleos Pesados e Extra-pesados”, disse José Luis Bashbush, diretor da conferência e diretor técnico da Schlumberger na América Latina. “O evento provou ser um sucesso, atraindo 477delegados e mais de 10 universidades da América Latina e do Caribe. Este tipo de conferência expõe os alunos às tecnologias e atividades da SPE. Esperamos que a participação dos estudantes os tenha motivado a fazer parte do futuro da SPE e da indústria do petróleo.

O conteúdo técnico da conferência estava repleto de apresentações originais que trouxeram novas informações para o desenvolvimento de reservatórios pesados e extra- pesados. Os destaques incluem:

  • Silas Rodrigues, Clariant SA: produtos verdes para redução da viscosidade do óleo pesado
  • Rodolfo Camacho, PEMEX E & P: Novo modelo para interpretar testes de pressão em reservatórios naturalmente fraturados
  • Eric Delamaide, IFP Technologies (Canadá): O estado-da-arte de polímeros EOR na aplicação para óleos pesados , ajudando a quebrar paradigmas de longa data sobre a aplicação exclusiva de qualquer produção a frio ou EOR térmico para a produção de óleos viscosos

Os trabalhos técnicos apresentados na conferência estão agora disponíveis na biblioteca on-line OnePetro, uma biblioteca online de literatura técnica para a exploração e produção de petróleo e gás da indústria.

O Comitê do Programa e a liderança da SPE agradeceram aos delegados suas participações na conferência deste ano e os convidaram a participar da próxima edição em 2016 da Conferência SPE da América Latina de Óleos Pesados e Extra-pesados. A conferência acontecerá em outro país da região.

SOBRE A SOCIEDADE DOS ENGENHEIROS DE PETRÓLEO

A SPE (Sociedade dos Engernheiros de Petróleo) é uma sociedade profissional sem fins lucrativos cujos membros estão engajados no desenvolvimento e produção dos recursos energéticos. A SPE conta com mais de 124.000 membros em 135 países. A SPE é uma entidade chave para o conhecimento técnico sobre a produção e exploração de óleo e gás, que são disseminados através de suas publicações, eventos, cursos de treinamento, e recursos através da internet através do site www.spe.org.